Não caio na Demagogia barata de fingir que o Povo é Inimputável...

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais uma do Mister!


ALTA VELOCIDADE



Por Jack Soifer, jackfer@sapo.pt

A TECNOLOGIA do TGV tem 150 anos, não inova em nada, é só força bruta.
Ao contrário do Alfa. que usa a ciência e é pendular, no TGV o buggy, o chassis e os carris são tradicionais, mas maiores:
Só o motor electrico substituiu a locomotiva a vapor.
O LightAlfa usa compósito, ligasde alumínio e carbono. e HDPVC na carruagem e chapa de aço reforçado, em vez de ferro fundido no buggy, o fio dos motores é de liga de alumínio em vez de cobre. Tudo o torna mais leve, flexível nas curvas e exige muito menos betāo nas pontes e retirada de terras nas serras.
D LightAlfa é tecnologia de ponta, faz 240 km/h de média, quase igual
ao TGV e. ao invés deste, não está nas mãos de só nove empresas de quatro países.
Ao ligar Faro a Braga pelo interior, o Train de Grand
Developpment (TGD) com ramais para Badajoz e Vigo e gastando 1,5 mil milhões de eutos, traria emprego a 78 firmas e 18 mil cidadãos portugueses.
Só seis empresas de França. Reino Unido e Alemanha estão certíficadas para vender carris, maternal eléctrico E electrónico, carruagens,
etc. para o TGV A Espanha tem três empresas certificadas para as pontes e a infra­-estrutura Exige―se quatro anos e milhões para certificar.
Não estarão num cartel?
Estimativas de países que pensaram investir ou já fizeram `TGV
mostram brutais derrapagens. Os três grandes da UE. exportariam para Portugal 65 a 74% dos 5 mil milhôes, a Espanha um 20% e as nossas três mega-empresas 8 a 9%. Mas três gerações teriam que pagar mais 4 mil milhões em juros e sobre-lucros ao Cartel e cada um dos nossos 5 milhões de empregados mais 50(0€/ano de impostos em subsídios do Governo ao consórcio do TGV.
Se o racional e inovador é o Light-Alfa. que lóbi de Bruxelas está a forçar um ministro a nos meter goela abaixo uma dívida irracional e uma velha tecnologia? Por que estes dados nao chegam a José Socrates?
Jackfer@sapo pt





Como eu já ilustrei:

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