Não caio na Demagogia barata de fingir que o Povo é Inimputável...

Não caio na Demagogia barata de fingir que o Povo é Inimputável...

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Não se é mais LÚCIDO que isto!

Ah, grande Luciano, isto é que é acertar na Mouche!
O TRIUNFO DA VONTADE?
De Luciano Amaral
Nestes tempos desesperados para o País, o grande argumento que vairestando é o da “vontade”, da “coragem” (para “vencer desafios”), do “ir à luta” e “não dar tréguas” (não se sabe bem a quê nem a quem). Já há muito que vivemos nisto:
José Sócrates foi eleito pela primeira vez explicando que o crescimento económico era apenas uma questão de “confiança”.
Lembra aquelas tribos a quem tudo o que acontece resulta de fenómenos sobrenaturais. Se alguém introduz uma nota de realismo passa logo à categoria inclassificável de “pessimista” (se não mesmo, supremo horror, de “bota- abaixista”), para não dizer “inimigo” (sabe-se lá do quê: da pátria, do euro, do Estado social, da faiança das Caldas…). É o que resulta a quem se lembre de dizer, por exemplo, que 40 anos de investimento em Educação e políticas sociais não resolveram o problema da qualificação e da pobreza em Portugal; que um quarto de século de ideologia e prática das “reformas estruturais” não evitaram a pior década de desenvolvimento económico do País; que a participação no “projecto europeu” (em todos os seus domínios, como a moeda única, por exemplo) não foi suficiente para evitar essa década perdida… Persistir apenas na “vontade”, na “coragem”, no “ir à luta” e em “não dar tréguas” é tomar sucessivamente balanço e atirar-se contra a mesma parede uma e outra vez.
Como aqueles bonequinhos dos jogos de computador que correm muito contra o mesmo obstáculo, quando o que é necessário é parar, pensar um bocado, encontrar o caminho escondido e chegar ao nível seguinte.
Estamos a rapar o fundo ao tacho de décadas de uma ideologia de transformação do País que entrou num beco sem saída. E acabámos num mau livro de auto-ajuda e motivação pessoal.
É verdade que se trata da linguagem da época, mas talvez fosse altura de sair da adolescência e perceber que as escolhas que tomámos nos conduziram a um ponto em que nenhuma solução é boa, podendo nós apenas escolher de entre as menos más. 
E quanto mais tarde pior.

No Jornal Metro de hoje:
http://www.readmetro.com/show/en/Porto/20101125/16/1/#

Sem comentários:

Enviar um comentário